Procedimentos para Exames

COLONOSCOPIA/ RETOSSIGMOIDOSCOPIA FLEXÍVEL


Durante os últimos anos a colonoscopia evoluiu muito, não só na realização de suas técnicas de exame, mas também nas medicações utilizadas na sedação. Com medicamentos mais seguros com acompanhamento de um médico anestesista, no exame será realizado um completo relaxamento do paciente que no final do procedimento poderá apresentar amnésia, não se lembrando do exame. Vale ressaltar, que devido à anestesia utilizada para o procedimento, caso o paciente seja fumante, é recomendável que não faça uso nesse dia. A Colonoscopia é um método necessário e utilizado para avaliar o Reto, Cólon (Intestino Grosso) e a porção final do Íleo (Intestino Delgado). O exame, normalmente, dura cerca de 40 minutos. Após a realização o paciente será encaminhado para a sala de recuperação onde descansará até ser liberado. Aconselhamos ao paciente, que no dia do exame evite usar roupas apertadas. Às mulheres, sugerimos o uso de saia ou vestido. Presença de cólicas e distensão abdominal pode acontecer devido aos gases insuflados no intestino durante o exame. Elimina-los é a melhor maneira de diminuir este desconforto. ATENÇÃO! É obrigatório estar com acompanhante para ser liberado após o exame. PROIBIDO CARONA DE MOTO. O horário deste pode sofrer atraso devido às intercorrências no setor. Procedimento sujeito à mudança de horário, conforme desistências de outros pacientes ou situações de emergência. Não será permitido ao paciente conduzir veículos após o exame. 1º - VÉSPERA DO EXAME: Dieta Líquida: suco, chá, Gatorade (cor clara), água de coco. Almoço: Sopa de macarrão ou Miojo. (Sem legumes/verduras e carnes). OBS: Entre almoço e jantar tomar bastante líquido. Pode tomar leite e iogurtes e comer bolachas e torradas sem fibras. Jantar: Sopa Líquida (sem resíduos – não poderá conter verduras/legumes e carnes vermelhas ou brancas, deverá ser batida em liquidificador e ingerida até as 19 h) ou Miojo (não é necessário batê-lo no liquidificador). DULCOLAX: Tomar 4 comprimidos do medicamento às 16 h. MUVINLAX: Misturar 10 sachês em 02 litros de água ou suco de cor clara e tomar tudo das 19 h às 20 h (não podendo ultrapassar o horário estipulado). 2º - DIA DO EXAME: MUNVINLAX: Misturar 10 sachês em 02 litros de água ou suco de cor clara e tomar tudo das 04 h ás 06 h(não podendo ultrapassar o horário estipulado). Obs.: não é preciso acrescentar açúcar ao optar por suco no preparo, pois o Muvinlax já vem adoçado. Após manter jejum absoluto NEM ÁGUA (não poderá tomar café da manhã no dia do exame).




ENDOSCOPIA DIGESTIVA ALTA


Durante os últimos anos, a endoscopia digestiva evolui bastante não só na realização de suas técnicas de exames como nos aparelhos que hoje, são mais finos, diminuindo muito o desconforto pela passagem na garganta. Com medicamentos mais seguros, os exames são realizados sob anestesia, permitindo um completo relaxamento do paciente que no final do procedimento apresenta uma amnésia não se lembrando de nada após a endoscopia. A endoscopia é um método necessário e simples de examinar todo o seu tubo digestivo superior, isto inclui o seu esôfago, estômago e duodeno. O paciente deve estar em jejum absoluto por um período de 8 horas, A PARTIR DE 00:00 PROIBIDO INGERIR ÁGUA. Faça apenas um leve jantar às 21h00min horas (sopa sem legumes e sem carne), Evitar alimentos gordurosos. Não tomar refrigerantes e leite. Obs.: Nas 24 horas que antecedem o exame, não é permitido ingerir qualquer tipo de bebida alcóolica, e no caso do paciente ser fumante, recomenda-se não fazer uso. Nos dias de hoje, o exame de endoscopia é extremamente fácil, indolor e rápido. Fique tranquilo neste dia, use roupas confortáveis. Mulheres evitar uso de calçado com salto. Você irá receber um medicamento ainda na recepção, a Dimeticona, que são gotas diluídas em um pouco de água para que dissolva a saliva no estômago e facilite a visualização de suas paredes durante o exame. Ao deitar na mesa de exames, você irá receber uma dose de anestésico em spray na garganta, para diminuir a sensibilidade na passagem do aparelho. A seguir irá ser administrado um sedativo (não é anestesia) por via venosa o que irá deixá-lo sonolento e tranquilizá-lo. Deixe o aparelho progredir naturalmente pela garganta de acordo com a orientação do médico, mantenha sempre uma respiração profunda e pausada, o que ajuda a diminuir possíveis náuseas. O exame dura poucos minutos e em seguida será encaminhado para sala de recuperação, onde descansará até ser liberado. Você ficará sonolento por algumas horas. Neste dia você não irá trabalhar ou realizar qualquer atividade que requeira atenção. É comum a amnésia (não se recordar do exame) E alimentação no dia deverá ser com alimentos leves de fácil digestão. ATENÇÃO! É OBRIGATÓRIO ESTAR COM ACOMPANHANTE PARA SER LIBERADO APÓS O EXAME. O HORÁRIO DESTE PODE SOFRER ATRASO DEVIDO ÀS INTERCORRÊNCIAS NO SETOR. PROIBIDO CARONA DE MOTO PROCEDIMENTO SUJEITO À MUDANÇA DE HORÁRIO, CONFORME DESISTÊNCIA DE OUTROS PACIENTES OU SITUAÇÕES DE EMERGÊNCIA. NÃO SERÁ PERMITIDO AO PACIENTE CONDUZIR VEÍCULOS APÓS O EXAME. CHEGUE COM PELO MENOS 15 MINUTOS DE ANTECEDÊNCIA PARA OS PROCEDIMENTOS DE CADASTRO E AUTORIZAÇÃO MEDIANTE CONVÊNIO.




ULTRASSONOGRAFIA DE ABDOME SUPERIOR – PROCEDIMENTO VESPERTINO


Dia Anterior: Jantar leve até ás 21:00 hs. Evitar alimentos gordurosos, leite, derivados do leite e refrigerante. No dia do Exame: Café da manhã – NORMAL Almoço – SOMENTE - salada (cozido/folhas) SEM AZEITE/ÓLEO.
OBS: É permitido ingerir água/chá/suco à vontade, mas não necessita ficar com a bexiga cheia.




ULTRASSONOGRAFIA DE ABDOME TOTAL – PROCEDIMENTO MATUTINO


Dia Anterior: Jantar leve até ás 21:00 hs. Evitar alimentos gordurosos, leite, derivados do leite e refrigerante. No dia do Exame: Café da manhã – café, chá, suco, bolacha (água e sal/maisena) e frutas. Tomar 3 (três) copos d’água ou chá, 1 hora antes do horário agendado, para encher a bexiga.




ULTRASSONOGRAFIA DE ABDOME TOTAL – PROCEDIMENTO VESPERTINO


Dia Anterior: Jantar leve até às 21:00 h. Evitar alimentos gordurosos, leite, derivados do leite e refrigerante. No dia do Exame: Café da manhã – NORMAL. Almoço – SOMENTE - salada (cozido/folhas) SEM AZEITE/ÓLEO. Tomar 3 (três) copos d’água ou chá, 1 hora antes do horário agendado, para encher a bexiga.




ULTRASSONOGRAFIA DE ABDOME SUPERIOR – PROCEDIMENTO MATUTINO


Dia Anterior: Jantar leve até ás 21:00 hs. Evitar alimentos gordurosos, leite, derivados do leite e refrigerante. No dia do Exame: Café da manhã – café, chá, suco, bolacha (água e sal/maisena) e frutas. OBS: É permitido ingerir água/chá/suco à vontade, mas não necessita ficar com a bexiga cheia.





Av. Jose Monteiro de Figueiredo, 829  Bairro Duque de Caxias,

CEP: 78.043-300 - Cuiabá-MT

Telefone: (65) 3614-9500 recepcao@gastrocentermt.com.br

© 2019 GASTROCENTER